Skip to content

Duarte Rufino

 Advogados Especialistas em Direito Familiar em São Paulo

Advogado Direito Familiar

   O Advogado familiar, ou advogado especialista em Direito de família, é o mais sensível dos profissionais do Direito, já que convive diariamente com os dramas pessoais de seus clientes. A carga emocional é alta, e cada advogado familiar tem a sua forma de lidar com tais desafios. Há colegas que defendem um certo distanciamento do cliente, entendendo o fator emocional como um risco à eficiência do trabalho.

Essa abordagem, apesar de válida, não faz parte da nossa filosofia de trabalho. Acreditamos que a vivência da realidade do cliente é necessária, e que o envolvimento emocional do advogado na causa familiar, desde que em dose certa, é algo valioso – já que permite que haja uma conexão com o problema de incentiva a criatividade estratégica. Não se trata de uma atitude irracional, um salto sem paraquedas, mas algo consciente. Partimos da premissa que todo bom trabalho em casos de família requer empatia e inteligência emocional,

já que é no campo das emoções e inter-relações pessoais que se encontra o cerne da discussão entre as partes. Isso não significa que se deva abdicar do discernimento, mas apenas que o componente emocional deve ser tido como um fator positivo na compreensão da dinâmica familiar e na ignição da criatividade para resolução de problemas.

Somos seres humanos, vivemos experiências semelhantes em nossa própria realidade e nos utilizamos destes parâmetros para abordar a situação de conflito no Direito de Família. Isso, em nossa cartilha, é um diferencial que pode fazer a diferença.

Da mesma forma, somos contrários a indicar o litígio judicial como solução para todos os males. Ele é parte importante de qualquer estratégia, mas deve ser usado como recurso extremo, pois do contrário perderá em eficiência. Há situações em que a alternativa para o diálogo não mais existe, mas outras há em que os métodos alternativos para solução de conflitos, como a mediação, são caminhos que podem ser explorados.

É importante que se tenha uma mente aberta para que se conquiste o objetivo maior: a resolução do problema.

Entre em contato conosco e
agende sua consulta!